29/11/2009
O Homem Que (Apenas) Honrou A Camisa
14:07
Carlos Sena
No comments
Essa postagem poderia pertencer ao quadro “Aconteceu Em Um Dia Desses” como também ao “Craques Esquecidos” já que reúne um grande feito (podemos dizer assim) com um jogador marcante.
No ano de comemoração dos 40 anos do milésimo gol do Rei do futebol, muitos personagens ficaram registrados na história. O Pelé (óbvio), o goleiro Andrada, o pênalti e o Maracanã, mas a postagem não é sobre nenhum deles.
E sim sobre Edvaldo dos Santos conhecido como Baiaco um dos grandes jogadores do Bahia. Os mais novos (acredito eu) e desconhecidos dessa história devem estar se perguntando, o que um jogador baiano tem haver com o milésimo gol feito no Vasco no Rio de Janeiro?
Muito simples, em 1969 quando o Pelé estava com 999 gols, o time do Santos veio enfrentar o Bahia, todos estavam com a expectativa que o Rei fizesse o gol 1000 na Fonte Nova. O fato poderia ter acontecido se o franzinho Baiaco não tivesse evitado o gol quase em cima da linha.
Para a surpresa da imprensa, e também do próprio Pelé afinal ninguém esperava por essa intervenção. A torcida começou a vaiar o zagueiro apesar de ele ter feito o gol (um dos poucos da sua carreira) de empate da partida.
Muitos lembram o goleiro que sofreu o milésimo gol, mas poucos lembram o jogador que evitou esse grande feito, por isso essa homenagem a Baiaco que estava no lugar certo, na hora certa, mas no momento errado.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário