Nesse domingo terminou vários campeonatos estaduais pelo Brasil e consagrando campeões em diferentes circunstancias, mas quanto vale um titulo estadual? Será que uma equipe de tem a necessidade de colocar um campeonato do seu estado como uma prioridade no seu planejamento?
Sei que os estaduais têm o seu nível de importância e representa uma tradição que vem desde os primórdios do futebol no país, mas a pergunta que fica é faria falta um titulo estadual para o Flamengo que já possui 32 conquistas em sua historia ou a qualquer outro clube com um vasto numero de conquistas?
Muito se discute também se o desempenho feito nos estaduais serve como estimulo para competições mais importantes como o Campeonato Brasileiro ou seguimento na Taça Libertadores levando consideração a formula do campeonato e os times que estão na disputa. Segundo a mídia o campeonato de maior qualidade em disputa atualmente é o Campeonato Paulista considerado o mais difícil entre os estaduais e o único que pode servir de base dos times para as competições seguintes.
Levando isso em consideração podemos esperar um ano brilhante do Guarani e um ano trágico para o Palmeiras? E o que dizer da Portuguesa que foi rebaixada no seu estado e irá disputar a elite do futebol brasileiro? Muitas questões que rondam os discutíveis campeonatos estaduais ainda são difíceis de responder.
Mas que fique bem claro que em momento nenhum estou tirando os méritos dos seus devidos vencedores só acredito que um fracasso no estadual não seja tratado como uma tragédia e uma conquista não seja tradada como um grande feito para um ano tão longo pelas equipes consideradas de ponta e que almeja algo muito maior.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário