Pois é admiradores do esporte chamado futebol ontem vimos o Brasil sofrer mais um fracasso em jogos Olímpicos, depois de muito tempo sem chegar a uma final o povo brasileiro estava confiante em que dessa vez a conquista do tão perseguido Ouro viria. Mas não veio e muitos se perguntam o que aconteceu ou o que deu errado para que esse título olímpico fosse perdido dessa forma.
Não sou nenhum especialista (como muitos da nossa imprensa esportista se julgam ser), e nem precisa ser um pra ver que esta muito mais que óbvio o que aconteceu. Desde a primeira partida contra o Egito se notou duas coisas, a primeira é que o nível dos adversários não seria dos mais fortes e a segunda (e mais importante) o time brasileiro passava uma enorme insegurança, mas os largos placares fez que as falhas fossem encobertas.
Chegaram as fases de mata-mata e quando o futebol brasileiro não foi totalmente suficiente para vencer os adversários (Honduras e Coréia do Sul) eis que veio um sutil empurrãozinho da arbitragem. Pelo o que acompanhei isso não importou muito, o que realmente importou é que o Brasil estava motivado, as boas médias de gols haviam superado o esperado, muitos jogadores haviam se destacado e todo aquele papo que a imprensa usa pra se promover.
Até que chegou o tão esperado dia, o jogo pra fazer historia e entrar para o grupo dos vencedores olímpicos, mas onde estava o futebol? Onde estavam os jogadores que haviam jogado muito bem os Jogos Olímpicos? Na verdade eles nunca existiram, aprendemos (mais uma vez) como se ganha um jogo (pra não dizer como se da uma surra), vimos como se joga objetivo e se domina um jogo, precisou de goleada? Havia uma grande estrela no time do México? Eu não vi nenhuma.
E o que aprendemos com isso tudo? Na verdade não aprendemos coisa alguma, em um futuro bem próximo iremos ver essa grande Selecinha com esse mesmo pensamento, essa mesma filosofia, com esses jogadores (ou boa parte deles) goleando alguma seleção sem muita tradição no futebol e termos que aturar a nossa imprensa brasileira nos tratando como retardados expondo comentários do tipo “o Neymar é craque” ou “ele é um gênio” ou pior “ele é o futuro da Seleção”.
Não que eu queira que ele leve o mundo nas costas, mas se não teve a boa vontade (ou capacidade) de ajudar na Copa America, nas Olimpíadas ou em jogos com grandes ou adversários mais complicados não vai ser amanha que ele vai ser tudo o que dizem dele. Então eu peço que parem de achar que não temos bom senso de ver e avaliar quem é ruim ou quem é bom e que jogos contra Guarani, Ituano ou algumas zagas do futebol brasileiro (que o diga o Ronaldo Angelin) não é parâmetro pra muita genialidade.
3 Com a Palavra:
vc e o mano não presta pra seleção
sai dai cai cai
mano menezes vc é pal mandado da fifa
fantochi ai mano menezes
Postar um comentário