Como nessa semana começa a Copa das Confederações aqui no Brasil vamos relembrar uma das primeiras edições do torneio, antes do torneio ter o status e o nome que tem hoje a Copa das Confederações era disputada na Arábia Saudita com o nome de Copa Rei Fahd. Hoje iremos falar um pouco da edição que aconteceu em 1995 que sagrou a Dinamarca como campeã.
O torneio foi realizado entre 5 a 13 de janeiro e contava com a participação de seis países que eram a Arábia Saudita (país sede), Argentina (campeã da Copa América de 1993), Dinamarca (campeã da Eurocopa de 1992), Japão (campeão da Copa da Ásia de 1992), México (campeão da Copa da CONCACAF de 1993) e a Nigéria (campeã da Copa das Nações Africanas de 1994). As regras eram simples, os países foram divididos em dois grupos de três, quem se classificasse em primeiro estaria na final e o segundo disputaria o terceiro lugar.
A Dinamarca que ficou no Grupo A começou a sua campanha contra os donos da casa e venceu a Arábia Saudita por 2 a 0, no segundo jogo empatou com o México em 1 a 1 e como havia empate em todos os critérios a vaga foi decidida nos pênaltis com a vitória dinamarquesa por 4 a 2.
A final foi decidida contra a forte seleção da Argentina, mas a seleção dinamarquesa conseguiu vencer pelo placar de 2 a 0 com gols de Michael Laudrup e Rasmussen conquistando o primeiro titulo e sendo a primeira seleção européia campeã do torneio.
Os jogadores que faziam parte da seleção campeã eram 1- Kjær, 2 - Friis-Hansen, 3 - Rieper, 4 - Høgh, 5 - Risager, 6 - Schjønberg, 7 - Nielsen, 8 - Hansen, 9 - Strudal, 10 - M. Laudrup, 11 - B. Laudrup, 12 - Laursen, 13 - Kristensen, 14 - Wieghorst, 15 - Hemmingsen, 16 - Høgh, 17 - Rasmussen, 18 - Hansen , 19 - Krogh, Treinador - Møller Nielsen.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário