Primeiro quero deixar bem claro que não quero desmerecer o grande ídolo e o grande jogador que ele foi. Só com essa postagem questionar alguns pontos dessa afirmação que diz que Pelé '' é o maior jogador de todos os tempo''.
Não vivi no periodo do romantismo do futebol, mas pelos lances vejo que os jogadores desse tempo não tinham função tática nenhuma, ai ficava facil ninguem marcava. Sendo que os zagueiros a mesma mentalidade do que os de hoje, achavammelhor serem driblados por Pelé do que tomar a bola dele. Onde o ataque era privilégiado por isso lembramos de muitos atacantes e nem sabemos o nome de nenhum zagueiro daquela época( só o zagueiro Baiaco do Bahia, que evitou o gol mil de Pelé e foi vaiado que ironia, só porque honrou o salário)
Ai faço uma pergunta: '' Será que Pelé seria o mesmo se jogasse hoje? '' Tento imaginar como seria Pelé jogando contra um Chelsea, Arsenal ou Bayer de Munique, times que priorizam a marcação depois a criação.
Mesmo ele com sua grande habilidade, noção de posicionamento, sua inteligencia e seus belos chutes precisos, conseguiria ser o rei do futebol nos tempos de hoje?
Certamente você deve está se perguntando '' Esse cara é maluco? Ele fez mais de mil gols'' e reconheço, poucos jogadores chegaram à essa marca. Levando em consideraçao que os materias esportivos estão mais modernos ( que jogar com camisa de algodão, bola de pelotão e chuteira remendada a prego não dá) ajudariam ele a marcar muito mais gols, mas os adversarios deixariam?
Não sei se ele foi melhor que Maradona, Eusébio ou Puskas. Seria justo com eles dizer que Pelé é o melhor de todos os tempos? E os que virão poderiam tirar essa marca de Pelé?
Tente responder.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário