Com os últimos acontecimentos não foi possivel cumprir o combinado de postar sobre um craque esquecido. Mas hoje postarei sobre um dos jogadores simbólicos do Flamengo, João Batista de Sales o Fio Maravilha, a simpatia que a torcida do Flamengo tinha (ou ainda tem) é comparada pela que se tem hoje por Obina.
Fio Maravilha nasceu em Conselheiro Pena no dia 19 de janeiro de 1945. Levado pelo seu irmão Germano (que jogou no Flamengo, Palmeiras e Milan), Fio Maravilha começou a jogar com 15 anos no Flamengo. Ele tava longe de ser um craque mas tinha o carinho da torcida (como o Obina). Ele fez 44 gols em 167 partidas pelo Flamengo.
Além do Flamengo, Fio jogou aqui no Brasil no Paysandu, CEUB, Desportiva e no São Cristovão. Nos anos 80 foi jogar no New York Eagles onde defendeu durante uma temporada (apenas quatro meses) em seguida foi para um time semiprofissional de Los Angeles, o Monte Belo Panthers.
Quando foi jogar no San Francisco Mercury, gostou tanto da cidade que ficou por lá mesmo, abandonou a carreira e chegou a trabalhar como entregador de pizza. Logo virou treinador de times infanto-juvenis.
Fio ganhou o apelido ‘‘Fio “Maravilha” após marcar o gol da vitoria contra o Benfica (o jogo foi 3x2) e logo ganhou uma homenagem do Jorge Ben que virou sucesso. O refrão ''Fio Maravilha, nós gostamos de você'' virou mania na torcida do Flamengo. Mas por problemas judiciais Jorge Ben teve que mudar a letra para ''Filho Maravilha''.
Em 2007, em uma entrevista a Rede Globo, Fio disse que o processo não passou de um mal entendido e autorizou o cantor usar novamente a letra original da música.
1 Com a Palavra:
Gostei da matéria, show !! O Fio foi realmente uma figura marcante, em seu tempo, e a musica do Jorge Ben até hoje é lembrada.
Postar um comentário