Depois do Honved postarei sobre mais um time que marcou historia o Carrossel Holandês ou Futebol Total, nome dado a Holanda de 1974 criado por Rinus Michels.
Todos os jogadores sabiam marcar, armavam bem, tinham bons chutes e eram habilidosos (foram escolhidos a dedo). Era comandada por Johann Cruyff (foto) e tinha ainda Rep, Resenblink, Neeskens e Krol. Essa formação ficou famosa porque ninguém tinha posição fixa, e circulavam por todo o campo. Tentar marcar aquele time sob pressão era inútil, pois o time ficava com buracos por onde os holandeses penetravam, por zona também não era uma boa idéia, pois o time ficava em inferioridade numérica em todos os setores.
Para evitar os contra-ataques, Michels criou a linha de impedimento (a famosa linha burra, que é usada até hoje), onde a defesa saiam em movimentos coordenados deixando todos os adversários em completo impedimento. Os pontos fortes desse time era o preparo físico e evitavam dribles desnecessários.
Mas esse fantástico time não conseguiu ser campeã da Copa de 1974 por menosprezo a Alemanha. No jogo final logo na saída, Cruyff tocou a bola para Neeskens e ela passou pelos pés de 14 holandeses até voltar para ele e ser derrubado na área, Neeskens fez 1x0 em 3 minutos de jogo. A partir dai a Holanda se desinteressou, e no segundo tempo empurrado pela sua torcida a Alemanha dominou o jogo.Chegou ao empate aos 25 minutos com Beckenbauer (o nome do jogo) e virou com Muller aos 43 minutos.
A Holanda chorou a queda desse time fenomenal seleção que venceu o Brasil por 2x0 (jogo que foi um passeio). Voltou a ser vice na Copa de 1978 perdendo para a Argentina em Buenos Aires. Em futuras postagens falarei sobre ferrolho suíço.
2 Com a Palavra:
Pra quem viu esse time jogar, como meu pai diz, é alg inesquecível. Jogavam um futebol pra frente, ousado, o verdadeiro esporte bretão. Pra quem nunca viu, como eu, restam as histórias e relatos sobre a importancia da Laranja Mecânica.
só tem um erro aí. o primeiro gol quem marcou foi o Breitner
Postar um comentário