28/03/2009
Bangu Campeão Mundial
21:06
Carlos Sena
6 comments
Na vida e no futebol, para se chegar a algum lugar, temos de vencer alguns obstáculos. Mas sempre existem exceções.
É o que aconteceu com o Corinthians e o seu contestado titulo Mundial de Clubes em 2000 (mesmo sem nunca conquistar a Taça Libertadores) e com o Palmeiras, que foi reconhecido como Campeão Mundial de 1951, ano em que nem existia um campeonato dessa grandeza.
Por isso acho justo considerar o Bangu como Campeão Mundial igualmente aos times citados acima. O titulo do time carioca aconteceu em 1960 no Internacional Soccer League, um campeonato de proporção mundial que durou até 1965.
O torneio foi criado pelo milionário e apaixonado por esportes Willian Bill Cox e em seu primeiro ano, nas cidades de Nova York e Nova Jersey, Bill Cox reuniu dez equipes européias: Kilmarnock (Escócia), Burnley (Inglaterra), Red Star Belgrade (Iugoslávia), Sampdoria (Itália), Nice (França), Rapid Wien (Áustria), Sporting (Portugal), Bayern de Munique (Alemanha), Norrkoping (Suécia) e Glenavon (Irlanda do Norte); uma Sul-Americana: o Bangu. e o New York Americans, criado para representar o país sede.
O Bangu se sagrou campeão após vencer o Kilmarnorck por 2x0.Foi um titulo pouco comentado. Talvez se o time alvirrubro tivesse a sua sede no estado de São Paulo a coisa fosse diferente...
Campanha do Bangu no Torneio Internacional
Jogo A - Bangu 4x0 Sampdoria no dia 4 de julho de 1960
Jogo B - Bangu 3x2 Rapid Wien no dia 10 de julho de 1960
Jogo C - Bangu 5x1 Sporting no dia 16 de junho de 1960
Jogo D - Bangu 5x2 Red Star no dia 18 de junho de 1960
Jogo E - Bangu 0x0 Norrkoping no dia 20 de junho de 1960
Semi - Final - Bangu 2x0 Red Star no dia 31 de julho de 1960
Final - Bangu 2x0 Kilmarnorck no dia 6 de agosto de 1960
Time Titular do Bangu
Ubirajara, Jose Fonseca, Darci Faria, Zózimo, Nilton dos Santos, José ferreira, José Maria, Decio Esteves, Valter Lino e Carlos Alberto.
6 Com a Palavra:
Carlos
Porque não considerar o Bangu? Se o título do Corinthians é considerado, e quem foi campeão daquele torneio patrocinado pela Toyoto é tbm considerado campeãõ, o bamgu tbm pode ser considerado.
Fala Carlos!
Concordo contigo, o título do Bangu tem que ser considerado sim. Não deixa de ser um campeonato mundial. Eu estava reparando nas datas dos jogos, o Bangu chegou a jogar três partidas de dois em dois dias. Muito doido.
Valeu pelo visita lá no Loucos por F-1. Show de bola seu blog.
Abraço!
Leandro Montianele
O problema é que tem gente que pensa ( se é que pensa ) que mundial é só akela copa Jipe Toyota( que só foi reconhecida em 2000),principalmente flamenguistas saudosos e carentes.
Acontece meu caro dono do Blog,que mentes minúsculas como a vossa,acham que mundial é tudo aquilo que se chama WORLD CUP CLUBS.E que o resto é choro,por isso vc faz um post irônico do Bangu,que é SIM legítimo campeão mundial.
Com Certeza.Bangu campeão Mundial.
Mas sem essa sua ironia típica de gente com cabeça retrógrada.
Quem não respeita o passado é pq não tem história,ou nunca conseguiu fazer parte dela.
Me limito a ler mediocridades.
Sem mais.
Muitos se esquecem que a Toyota já patrocinou a Libertadores. Inclusive, algum tempo atrás, o nome da competição era Copa Toyota Libertadores da América. Ou seja, se os títulos de Tóquio não são mundiais, o título Sul-Americano do Vasquinho MENOS AINDA! rsrs
Acho ridículo ter que ficar validando campeonatos simbólicos como esses como oficiais. Copa Rio? Curioso que o FAX da FIFA não chegou até hoje pro Palmeiras. Huahauahau! A próprio entidade voltou atrás depois que começaram a aparecer várias equipes pedindo reconhecimento de torneiros desses como mundiais.
Contudo, a extinta Copa Intercontinental (já existia ANTES da Toyota patrocinar) tinha o aval da Conmebol e da UEFA. Por tanto, TORNEIO OFICIAL.
A Copa Rio, apesar de ter sido organizada com aval da FIFA, até HOJE a própria FIFA não o reconhece como mundial.
Repito, o fax da FIFA chegou lá no Parque Antártica? rsrs
Não. Por tanto, campeões intercontinentais e mundiais, só a partir de 1960 até os dias de hoje!
Vascaíno é cabaço de mundial (Bi-Vice, e entrou num deles de penetra) e tenta achar títulos mundiais em campeonatos de pinga e folclóricos organizados por empresários e não por federações! E quando é organizado por federações, as mesmas não consideram esses campeonatos! rsrs
Vasco é eterno vice!
é mais que justo considerar este título do bangú,inda mais se levarmos em conta o número de participantes da competição,praticamente todos os campeões dos maiores paises da europa,foi um campeonato mundial parabéns bangú
JÁ É HORA DO SENHOR RICARDO TEIXEIRA BRIGAR PARA QUE O TITULO DE CAMPEÃO MUNDIAL DO BANGU SEJA RECONHECIDO PELA FIFA. TITULO ESTE MERECIDAMENTE VENCIDO NO ESTADOS UNIDOS EM 1960, E QUE SERIA O PRIMEIRO TITULO MUNDIAL DE CLUBES.
Postar um comentário