01/10/2012
Como começou o esporte mais admirado do mundo??
13:16
Clicia Gonzaga
No comments
Sem regras, sem supervisão, sem blá blá blá. Jogava quem queria, sem meta financeira, por gosto, por dedicação, por satisfação. No começo dos tempos tudo o que precisava era uma bola e jogadores e era sem goleiro (isto mesmo a posição de goleiro só foi aceita em 1871) e vencia aqueles que mais tivessem gols (sim, eu descobri sozinha).Mas Clícia se não tinha regras nem supervisão como funcionava os jogos? Bom isto é bem simples, palavra antigamente era tudo. Tudo já era combinado entre os senhores que queriam jogar, e quem as ignorasse com insistência as regras acordadas provavelmente não voltaria a jogar com os mesmos indivíduos, Então era se submeter às regras do jogo, ou mudava de desporto.
E como sempre não era permitidas mulheres e nem negros nos jogos.
Acreditava-se que as mulheres não tinham força pra coisa e os negros eram considerados “animais de estimação” ( pura idiotice). Apenas quem tinha Money podia jogar.
A certa altura arranjaram alguém que supervisionasse as regras de forma neutra, alguém cuja escolha fosse acordada entre todos os jogadores.
Hoje em dia o futebol tem uma serie de pilares, hoje temos os juízes (que nem sempre sabem o que estão fazendo, mais temos). Temos toda uma estrutura de regulamentação de jogos e pontos, o que trata logo de fazer do jogador um mero “produto comercial”.
É vendido como um artefato raro, as vezes a preço de banana, para dar espaço para outros mais novos e talentosos.O jogador, por si só, come e cala (e ganha muito pra isto).
Passamos de um sistema em que o lucro gerado pelo esforço do indivíduo beneficia só o indivíduo, para um sistema em que o esforço do jogador alimenta toda uma estrutura que diz zelar pela integridade do desporto, mas que abre as portas à deterioração das virtudes da atividade, fazendo nossas crianças crescerem pensando que “jogar bola” é puro prazer.
Agora galerinha desafio vocês:
Quem foi o primeiro time profissional do mundo? E qual liga ele fundou???
0 Com a Palavra:
Postar um comentário