Hoje aconteceu a primeira partida da final da copa do Nordeste 2013 entre Asa de Arapiraca e Campinense, mas hoje iremos lembrar como foi a primeira edição da Copa do Nordeste. Esse competição tradicional começou a ser disputada em 1976 de inicio teve o nome de Torneio José Américo de Almeida Filho.
O torneio reuniu os campeões e os vices dos estados da região a particularidade dessa edição foi a participação do Volta Redonda, clube do Rio de Janeiro. O regulamento era simples os doze clubes se enfrentavam em apenas um turno, os quatro primeiros se classificavam para a fase semifinal e os vencedores disputavam a final em jogo único.
Os clubes que disputaram essa edição foram: CSA (de Alagoas), Fluminense de Feira, Vitória e Ypiranga (da Bahia), Botafogo e Treze (da Paraíba), Sport (Pernambuco), ABC e América de Natal (Rio Grande do Norte), Confiança e Sergipe (de Sergipe) e o convidado Volta Redonda.
Ao fim da primeira fase se classificaram o América de Natal, Vitória, ABC e Botafogo. Na semifinal disputado em jogo único as partidas terminaram com o Vitória vencendo o Botafogo por 2 a 1 e com a classificação do América de Natal nos pênaltis após empatar com o ABC em 1 a 1.
A grande final entre o Vitória e América de Natal aconteceu no dia 18 de dezembro e consagrou o Vitória como campeão após o time baiano vencer por 3 a 0 com dois gols de Zé Júlio e Geraldão. O rubro-negro baiano foi a campo com Williams; Jurandir, Joãozinho, Válter e Teixeira; Paulo Roberto, Léo Oliveira e Valdo; Zé Júlio, Geraldão (Joel Leão) e Ferreti (Leninho) e o treinador foi o Denílson Custódio.
No próximo do domingo o Futeblog trás os detalhes do grande campeão da edição desse ano.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário