O “Craques Esquecidos” de hoje vai inovar e trazer um pouco da carreira de alguém representando uma categoria quase nunca elogiada e sempre se destaca (negativamente) quando algo sai errado, e pra homenagear os donos do apito nada melhor que falar do melhor árbitro de todos os tempos. Pierluigi Collina nasceu em 13 de fevereiro de 1960 em Bolonha.
Collina começou a sua carreira como árbitro aos 17 anos, em três anos chegou ao nível regional mais alto e demorou mais três anos para chegar as divisões inferiores do Campeonato Italiano. Estreou na Série A (a primeira divisão italiana) em 15 de novembro de 1991 na partida entre Verona x Ascoli.
Ganhou o distintivo FIFA em 1995 e apitou algumas importantes partidas internacionais como a final das Olimpíadas de 1996 entre Nigéria x Argentina, a historia final da Liga dos Campeões entre Manchester United x Bayern de Munique e a final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil x Alemanha.
A sua ultima partida oficial foi em 21 de agosto de 2005 entre Pavia e Bari valendo pela Coppa Itália com 45 anos, anunciou a sua aposentadoria após uma acusação da Associação Italiana de Árbitros de conflito de interesses por ter fechado um acordo publicitário com a Opel e a Federação Italiana ter aumentado por mais um ano a idade limite.
Os números oficiais de Pierluigi Collina são: 240 partidas na Série A, 109 partidas internacionais, 79 partidas na Série B e 42 partidas na Coppa Itália.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário