Nessa postagem do “Times que fizeram historia” falaremos da campanha do Velez Sarsfield na conquista da sua primeira e ate agora única Taça Libertadores da América. Na primeira fase o clube argentino ficou no Grupo 2 junto com o seu conterrâneo Boca Juniors e os brasileiros Palmeiras e Cruzeiro.
O Velez se classificou em primeiro lugar fazendo 8 pontos com a campanha de 3 vitorias, 2 empates e apenas uma derrota (uma vitoria contabilizava 2 pontos). Nas oitavas-de-final o clube argentino enfrentou o uruguaio Defensor Sporting (terceiro colocado do Grupo 4) e após dois empates em 0 a 0 e 1 a 1 a decisão foi disputada nos pênaltis com a vitoria argentina por 4 a 3.
Nas quartas-de-final o adversário foi o Minervén da Venezuela, e a classificação veio após um empate em 0 a 0 na Venezuela e uma vitoria por 2 a 0 na Argentina. Nas semi-final mais uma disputa por pênaltis após ser derrotado pelo Junior Barranquilha da Colômbia por 2 a 1 e vencer pelo mesmo placar no jogo de volta, as penalidades terminaram em 5 a 4 para o Velez.
A grande final foi contra o São Paulo (vencedor das duas edições anteriores e até ali o atual bicampeão mundial) e como virou rotina a para o time argentino a decisão acabou em pênaltis, o Velez venceu a primeira partida na Argentina por 1 a 0 e o São Paulo devolveu o mesmo placar em terras brasileiras.
A disputa de pênaltis acabou em 5 a 3 para o Velez destacando a atuação do goleiro Chilavert que converteu uma cobrança e defendeu uma cobrança são-paulina. Sagrando o Velez Sarsfield o seu primeiro titulo da Taça Libertadores da América.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário