No embalo da Seleção dos Esquecidos, começarei com essa postagem homenagens a idolos esquecidos.
E o primeiro escolhido foi Arthur Friedenreich o jogador (que dizem) que fez mais gols que Pelé (ao todo foram 1239 gols). Certo que fazer gols no tempo de Pelé era fácil (como dito em postagem anterior), imagine nos primórdios do futebol. Mas desconsiderando esse ''detalhe'' so por ter feito mais gols que Pelé (é o que dizem) já vale ele ta áqui.
Filho de comerciante alemão e de uma lavadeira negra brasileira, nasceu no bairro da Luz em São Paulo no dia 18 de julho de 1892. Começou a jogar bola ainda adolecente nos clubes Germania (atual Pinheiros), Mackenzie, Ypiranga e o Paulistano (hoje são clubes sociais).
Foi apelidado de ''El Tigre" pelos uruguaios na comquista do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) de 1919.
Conquistou varias vezes o campeonato paulista pelo Paulistano, também atuou pelo São Paulo Futebol Clube da Floresta, antecesor do atual São Paulo Futebol Clube. Que em 1931 ficou conhecido como o ''Esquadrão de Aço'' após a conquista do titulo paulista.
No ano de 1925 foi considerado pelos europeus um dos ''melhores do mundo'' após vencer nove dos dez jogos que disputou com o Paulistano em 1925. Tendo a marca de fazer sete gols dos nove no jogo contra o União da Lapa em 1928.
Depois de ter jogado no Flamengo em 1917, voltaria na década de 30 pra encerrar sua carreira.
Que foi exatamente em 1935 aos 43 anos. Depois de encerrar a carreira viveu na pobreza por bastante tempo até morrer em 6 de setembro de 1969, em uma casa cedida pelo São Paulo.
Proximo mês tem outro jogador.
1 Com a Palavra:
Thanks for an idea, you sparked at thought from a angle I hadn’t given thoguht to yet. Now lets see if I can do something with it.
Postar um comentário