Com o termino do Campeonato Carioca sagrando o Flamengo como o campeão de 2008, resovi falar do campeão,e que faz uns dos mais importantes confronto do futebol brasileiro, o Flamengo (meu glorioso time) e o Botafogo.
Vou colocar algumas curiosidades sobre o time vencedor:
A historia do mais querido:
Foi em 1927 que o Flamengo ganhou outra importante disputa com o Vasco, o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher "O Clube mais querido do Brasil". O vencedor levaria a "Taça Salutaris" oferecido por uma engarrafadora de água mineral do mesmo nome.
O torcedor teria que levar o rótulo do produto preenchido com o nome do seu time na sede do Jornal do Brasil. Ao final quem tivesse mais votos, Flamengo ou Vasco, ganhava o concurso. Os portugueses encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes tinham maior poder aquisitivo é claro. Mas os Rubro-Negros brilhantemente reverteram o golpe português, no dia da apuração, disfarçados (com escudinhos do Vasco na lapela e sotaque lusitano) receberam os cupons dos "patrícios" e despejaram tudo fora. No começo, nas latrinas do prédio do jornal e mais tarde, no poço do elevador.
Saiu o resultado e a "Salutaris" é levada em triunfo para a Praia do Flamengo, onde se segue um longo e debochado carnaval.
O mascote Rubro-Negro:
O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 40. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube.
Na década de 60 as torcidas rivais começam a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus", alusão racista à grande massa de torcedores rubro-negros afro-descendentes e pobres. O apelido de caráter ofensivo nunca foi bem recebido pela torcida do Flamengo, até o dia 31 de maio de 1969 quando um torcedor rubro-negro resolveu levar a ave para um jogo entre o Flamengo e Botafogo. O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se.
Em 2000 o mascote do Flamengo ganhou um desenho oficial e um nome: Samuca. No entanto, esse nome não se popularizou entre a torcida, que o continua chamando simplesmente de "Urubu".
A Origem:
A partir de 1902, o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol
e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro, a fim de acompanhar as regatas.Em 1911 houve a cisão no Fluminense e muitos jogadores do tricolor vieram para o Flamengo, resolvendo em assembléia fundar um departamento de esportes terrestres, com Alberto Borgerth.
Originalmente, pensou-se em uma simples adesão ao Botafogo mas como o alvinegro, na época, era o grande rival do Fluminense, a idéia foi logo descartada. Em seguida consideraram a idéia de reforçar o já estabelecido Paysandu mas também foi vetado, uma vez que o clube era composto exclusivamente de ingleses. Finalmente, surgiu a idéia de Borgerth, de se criar uma seção de futebol no Flamengo.
Flamengo 16 x 2 Mangueira - O primeiro jogo oficial do time de futebol proissional do Flamengo ocorreu dia 3 de Maio pelo Campeonato Carioca de 1912. No estádio da Rua Campos Sales, no Rio, o Fla goleou históricamente seu adversário sob o apito do árbitro João Evangelista B Duarte. O time contou com os seguintes jogadores: Baena, Píndaro, Nery, Curiol, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth. Foram 5 gols de Gustago, 4 de Amarante, 4 de Arnaldo, 2 de Borgerth e 1 do Galo.
Gustavo marcou o primeiro gol do Flamengo
Com essa postagem queria parabenizar o Flamengo pelo 30° Titulo Estadual
1 Com a Palavra:
Gostaria muito de ler a continuação de sua versão sobre a historia de seu clube.
Principalmente nos desonrosos episódios de 1924, quando a dupla Fla e Flu e mais Botafogo America e pasmem... O Bangu perseguiram o Campeão Cariocas de 1923, e você sabe por quê?Esse clube ousou ganhar o titulo com uma equipe multirracial, afrontando a elite racista formada pelos clubes acima citados.
Seu clube teve origens racistas, elitistas e preconceituosas. Hoje falar em igualdade racial é fácil, mas tenha certeza, não foi seu clube que levantou essa bandeira.
Leia meu caro, e conheça melhor a historia de quem lutou pela igualdade e de quem foi contra.
Felicidades
Postar um comentário