09/11/2008
Guarani, O Campeão Do Interior
13:39
Carlos Sena
No comments
O Campeonato brasileiro de 1978 começou em 25 de março e terminou em 13 de agosto. Nesse campeonato participaram 74 clubes, teve 792 jogos e 1.771 gols.
Internacional, Palmeiras e Vasco foram apontados como favoritos, o que ninguém entendeu é como um time modesto do interior paulista conquistou o titulo nacional em cima do Palmeiras. Mas o Guarani tinha um timaço com craques como Zenon, Renato "Pé Murcho" e o desconhecido Careca.
Quando formou a equipe a diretoria não tinha muito dinheiro para contratações, por isso inovou com as contratações do jovem treinador Carlos Alberto Silva, que tinha feita um bom trabalho na Caldense (MG), promoveu dos juniores Tadeu, Odair e Careca com apenas 17 anos e trouxe Zenon contratado do Avaí.
Com os pratas da casa o Guarani demorou a empolgar, na primeira fase foi o 5º colocado de doze equipes e se classificavam seis, na 2ª fase ficou em 4°, de nove participantes, e se classificavam seis. Só na 3° fase começou a jogar bem, foram 11 vitorias seguida até a final.
O primeiro jogo da final ficou marcado pela cabeçada do goleiro Leão em Careca dentro da área depois de ter sido provocado. Como o Palmeiras já havia feito as duas substituições (total limite da época) improvisou com o ponta-de-lança Escurinho no gol. O resultado não foi desastroso, pois ele só sofreu o gol de pênalti, marcado por Zenon aos 30'' do 2º tempo.
O segundo jogo teve os desfalques de Zenon que estava suspenso e foi substituído por Manguinha. Aos 36'' do 1º tempo Bozó chutou forte a bola e o goleiro Gilmar (substituto de Leão) rebateu a bola nos pés de Careca que concluiu ao gol, foi o gol do titulo.
*Queria pedir desculpas aos torcedores e aos admiradores do Bugre pelo atraso da postagem e parabenizar pelos 30 anos da conquista.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário