Vitor Manuel Baía nasceu no conselho de Vila Nova de Gaia, em 15 de outubro de 1969. Começou a jogar no Académico de Leça, aos treze anos foi para o Porto, chegou ao time titular aos dezenove anos no jogo contra o Vitória de Guimarães em setembro de 1989.
No time português ganhou cinco campeonatos nacionais e duas Copas de Portugal, sofrendo 116 gols em sete temporadas.Em 1996 se transferiu para o Barcelona, depois de sofrer uma lesão em agosto de 1997, o treinador Louis Van Gaal colocou o holandês Ruud Hesp.
Depois de vários meses sem jogar no Barcelona, em 1999 voltou ao Porto (esse o motivo de usar o numero 99 na camisa). Em 2003 foi o goleiro titular na vitória por 3x2 sobre o Glasgow Celtic na final da Copa da UEFA e no ano seguinte na vitória por 3x0 sobre o Mônaco na final da Liga dos Campeões, perdeu a titularidade no final de 2005, quando o treinador Co Adriaanse preferiu Helton como melhor opção.
Chegou à seleção com 21 anos, no jogo contra os Estados Unidos em 1990, esteve na Eurocopa da Inglaterra em 1996. Em 2000 defendeu o gol de Portugal na Eurocopa, sendo eliminado pela França nas semi-finais.
No ano seguinte teve uma lesão no joelho que o tirou dos gramados por uma temporada, mas se recuperou a tempo para a Copa do Mundo de 2002 desbancando o goleiro Ricardo cotado como titular. Vitor Baía deixou de defender a seleção portuguesa quando Luís Felipe Scolari chegou para comandar a seleção. Aos 37 anos se despediu como jogador.
0 Com a Palavra:
Postar um comentário