Por Bruna Lemos
Já está encontrada a primeira seleção nacional semifinalista do euro 2012: a seleção de Portugal. A equipa nacional portuguesa venceu a equipa nacional checa, nos quartos de final do Euro 2012, por uma bola a zero, graças a um golo, cabeçada fulminante, de Cristiano Ronaldo aos 79 minutos do encontro. O golo solitário permitiu aos portugueses seguir em frente na prova, ficando agora à espera do vencedor do jogo entre a seleção da Espanha e a seleção da França, e atirou os checos para fora da competição.
O jogo, disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polónia, apresentou um relvado em muito mau estado para a prática do futebol e, talvez por isso, o encontro começou algo lento e “confuso”. Os checos foram os primeiros a ter a iniciativa de jogo, apesar de não terem criado grandes lances de perigo e os portugueses procuraram controlar o espaço e as ações do adversário. No entanto, no final da primeira parte, a seleção de Portugal já se encontrava por cima da seleção da República Checa e Cristiano Ronaldo dispôs de uma excelente oportunidade para abrir o marcador, quando rematou ao poste da baliza de Petr Cech, depois de ter dominado a bola no peito e ter tirado de forma brilhante um defesa checo do caminho.
Na segunda parte, a seleção portuguesa encarou o jogo como havia terminado a primeira, ou seja, a atacar. Foram várias as situações de golo criadas pelos jogadores portugueses, como o cabeçada de Hugo almeida a abrir o segundo tempo, o livre de Ronaldo que levou a bola a embater novamente no poste e os remates perigosos protagonizados por Meireles, Moutinho e Nani. Nesta fase, a República Checa procurava resistir ao máximo e tentava sacudir a pressão através de rápidas saídas para o contra-ataque. No entanto, o golo apareceu e premiou a seleção que fez mais por isso. Nani, junto à linha lateral, fez um compasso de espera e viu João Moutinho a desmarcar-se, colocou-lhe a bola no espaço vazio e o médio centrou para a área, onde surgiu Ronaldo, numa entrada fulgurante, a marcar de cabeça. A seleção de Portugal conseguiu assim quebrar a resistência dos checos e estes, fisicamente esgotados, não tiveram mais forças para discutir a eliminatória até ao final.
Foto: http://pt.uefa.com/
0 Com a Palavra:
Postar um comentário