02/06/2009
Choque - Rei
00:13
Carlos Sena
3 comments
São Paulo e Palmeiras fazem o duelo dessa semana no “Grandes Clássicos” com uma dose de rivalidade nacional e internacional, mas também com fatos lamentáveis fora dos gramados.
A primeira partida aconteceu em 20 de março de 1939 e terminou com o empate de 2x2 entre São Paulo e o ainda Palestra Itália. O auge da rivalidade aconteceu entre 1942 e 1950 onde os dois times dividiam os primeiros noves títulos paulista disputados, época em que ganhou o nome de Choque - Rei pelo jornalista Tomaz Mazzoni, do jornal “A Gazeta Esportiva”.
Alguns confrontos ganharam destaques nesse confronto, como o da década de 60, onde o tricolor preocupado com a construção do seu estádio possuía times medianos enquanto o Palmeiras contava com a Academia de Futebol. O resultado foi a maior goleada do clássico, 5x0 para o alviverde.
Um fato lamentável aconteceu em 1995, quando Palmeiras e São Paulo decidiram a Supercopa de Futebol Junior (vencida pelo Palmeiras) onde as duas torcidas entraram em conflito causando a morte de um torcedor.
Muitos jogadores já jogaram o Choque - Rei pelos dois lados, caso de Denilson. Kleber, Junior, Ilsinho, Edmilson, Luizão, Cesar Sampaio, Junior Baiano entre muitos outros.
Estatísticas Gerais
Partidas: 292
Vitórias do São Paulo: 101
Vitórias do Palmeiras: 96
Empates: 95
Total de Gols
Gols do São Paulo: 399
Gols do Palmeiras: 387
Última Partida
Palmeiras 0x0 São Paulo no dia 26 de maio de 2009
3 Com a Palavra:
o mais emocionante que acompanhei foi um 4 a 4 em 99, quando evair ainda jogava pelo palmeiras. abs, pp
Isso não é rivalidade mais não meu caro pickles...é caso de polícia já.
Dados os últimos assaltos cometidos pelo coronel marinho e o pessoal do lado de lá, do jardim leonor.
abraço
É uma pena que esse clássico sejam manchados pela vilolencias do imbecis torcedores que vão só para brigar.
Abraços
Postar um comentário