Depois das divergências entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional quanto a questão, em 1928 na conferência de Amsterdã o presidente Jules Rimet anunciou a vontade de realizar uma competição distinta das Olimpíadas. Todos os países filiados a FIFA foram convidados a participar, Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos e México se inscreveram até a data limite, mas nenhuma seleção européia quis participar pela distancia e custo de viagem.
Com a intervenção do presidente da FIFA que bancou os gastos quatro equipes européias viajaram para o Uruguai que foram Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. As seleções foram divididas em quatro grupos com Uruguai, Argentina, Brasil e EUA sendo os cabeças-de-chave se classificando apenas o primeiro colocado.
Para as semi-finais se classificaram Argentina e Estados Unidos partida que acabou 6x1 para os argentinos e Uruguai e Iugoslávia partida que acabou com o mesmo placar para os uruguaios. A partida de 30 de julho de 1930 foi vencida pelo Uruguai que venceu a Argentina por 4 a 2 sendo assim o primeiro campeão do mundo.
Algumas curiosidades marcaram essa Copa como o primeiro gol marcado em uma Copa do Mundo foi feito pelo francês Lucien Laurent, o primeiro jogador a perder um pênalti em Copas do Mundo foi o chileno Carlos Vidal, João Coelho Neto, o Preguinho, marcou o primeiro gol do Brasil em Copa do Mundo. Foi na derrota de 2X1 para a Iugoslávia.







18:09
Carlos Sena



















Depois de tudo isso foi só acompanhar os noticiários, e o que mais me chamou a atenção foi o seguinte: Brasil e Argentina eliminados na mesma fase voltaram para suas casas. Mas como pode? No Brasil tivemos apoio sim (quase que imperceptível é claro) aos jogadores quando chegaram em casa, mas a maioria do que se viu foi, decepção, palavras de raiva (pra não citar aqui os xingamentos) e muita, mas muita tristeza mesmo por parte dos torcedores (principalmente com o Sr. Dunga).







